Mestre em MEDICINA DENTÁRIA pela Universidade Fernando Pessoa, Porto - Portugal/ Especialista em ORTODONTIA e Ortopedia Facial/ Especialista em ENDODONTIA/ Graduado em Odontologia pela UFRJ em 1999/ Atendimento na CLINICA MÉDICOS DE COIMBRA, em Águeda/ Aveiro/ Portugal, e em COPACABANA/ Rio de Janeiro/ Brasil.
Total de visualizações
Boas Vindas
Caro paciente, Bem-vindo ao Blog. Desejamos que sua visita seja agradável, pois nossa finalidade é divulgar a técnica correta de higienização bucal e esclarecer superficialmente as dúvidas a respeito da terapia Endodôntica (tratamento de canal) e Ortodôntica (aparelho fixo ou móvel). Para maiores esclarecimentos, sinta-se a vontade para contactar-nos. Obrigado por acessar nosso endereço eletrônico!
“Elimine a causa que o efeito cessa”.
Miguel de Cervantes
“Elimine a causa que o efeito cessa”.
Miguel de Cervantes
"É parte da cura o desejo de ser curado".
Sêneca
Estamos tambem no facebook drmarcioluiz e instagram @dr_marcioluiz
Pesquisar neste blogue
Filtro
- Dr Márcio Luiz (9)
- Endodontia (8)
- Higiene Bucal (5)
- Ortodontia (5)
- Videos (3)
PERGUNTE AO DOUTOR
Tem alguma dúvida, sugestão, crítica ou gostaria de algum esclarecimento profissional?
Contacte-nos no email "drmarcioluiz@gmail.com" ou whatsapp.
25 de julho de 2013
ORTODONTIA (Definição e Indicações)
Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão, ou seja, disfunções dento-faciais.
Dentes tortos ou dentes que não se articulam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, deixam um perfil facial pouco agradável e contribuem para a ocorrência de, dentre outras patologias, a doença periodontal. Causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a frequentes dores de cabeça, síndrome da Articulação Têmporo-Mandibular - ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.
O tratamento ortodôntico visa tornar a oclusão mais estável, proporcionar uma aparência mais agradável e deixar os dentes mais bem posicionados em relação a base do crânio.
Como saber se é preciso de um ortodontista?
Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias cefalométricas, o ortodontista poderá decidir se a ortodontia é indicada ao seu caso e, em caso afirmativo, elaborar o plano de tratamento e o momento de intervir mais adequado.
Os problemas abaixo listados são os mais comumente tratados pelas técnicas ortodônticas:
- SOBREMORDIDA: é caracterizada por um excesso vertical da região anterior da maxila e/ou uma sobre-erupção dos dentes dessa região. Nos casos de sobremordida (ou mordida profunda), os dentes anteriores superiores recobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas mastigatórios. Os dentes inferiores podem, inclusive, estar tocando no palato e na gengiva do arco superior.
- MORDIDA CRUZADA ANTERIOR: uma aparência de "bulldog", quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
- MORDIDA CRUZADA POSTERIOR: ocorre quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente, ou seja, seu posicionamento fica total ou parcialmente "por dentro" ou "de topo" com a arcada inferior. Pode acometer um único dente ou vários em um mesmo segmento.
- MORDIDA ABERTA: espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
- DESVIO DE LINHA MÉDIA: ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
- DIASTEMA: Falhas, ou espaços, entre os dentes como resultado de dentes ausentes ou dentes que não preenchem a boca.
- APINHAMENTO: ocorre quando existem dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena.
Como funciona um tratamento ortodôntico?
Diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e direcionar o crescimento mandibular. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. O diagnóstico, a idade e a severidade da má-oclusão é que irão determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz. Nesse planejamento, assume um papel de grande importância a motivação e aceitação do tratamento por parte do paciente e seus responsáveis.