Os dentes possuem uma relativa mobilidade, considerada normal, causada por uma espécie de "colchão" de fibras que cerca cada dente, e é responsável pela aderência do dente ao osso (esse colchão é chamado ligamento periodontal).
Sob pressão as fibras são comprimidas para o lado do movimento. A reação natural do organismo é procurar manter o espaço periodontal desencadeando algumas reações químicas que transformam “osteocitos” ( células ósseas imaturas) em “ osteoclastos”, responsáveis pela reabsorção do osso, abrindo espaço para que o dente se mova.
Existem algumas técnicas para aplicarem uma carga (de intensidade moderada) no dente de forma a movimentá-lo para a posição adequada. São elas:
- Edgewise: Técnica usada para tratamento das más oclusões que utiliza braquetes padronizados sem nenhum condicionamento de torque embutido na sua confecção, isto é, todos os movimento conseguidos nos dentes terão que ser condicionados pelas dobras nos fios...o braquete funciona apenas como Ganchos e/ou Trilhos. Esse foi a técnica preconizada por ANGLE.
- Straigthwire: Técnica usada para tratamento das más oclusões que utiliza braquetes com condicionamentos os quais ao receberem o fio RETO, plano, sem dobras, o que na técnica anterior nada ocasionaria além de alinhar e nivelar, induz angulações e TORQUE aos dentes.
- Técnica Lingual: Técnica ainda pouco divulgada que consiste no uso de braquetes confeccionados dentro dos princípios anteriores para serem colados nas faces linguais dos dentes.
Com relação aos braquetes, eles podem variar conforme cada técnica, fabricante, procedência (importado ou nacional), torque, estética, superfície do dente onde deve ser colado, etc.
A principal diferença deve estar na individualização do caso, na técnica utilizada, no tipo de ligadura (auto-ligado ou não), da superficie de colagem (aparente ou não) e na sua estética (metálico ou cerâmico).
Braquete lingual (colado na superfície atrás do dente, não aparente). |